quinta-feira, 26 de março de 2015

5 ideias para facilitar o dia-a-dia de mães e pais



O dia-a-dia com as crianças não é uma tarefa fácil, pais e mães se desdobram em muitos para atender todos os compromissos e necessidades dos filhos. Lidar com trabalho, casa, roupa, comida e criança requerem uma rotina estruturada para que as coisas não fujam tanto do controle.  E envolver os filhos nas atividades é mais do que essencial, a partir das responsabilidades delegadas aos pequenos é que eles vão assimilando a importância da colaboração, mas é claro que os pais devem ser sensíveis a idade e o que eles podem fazer para contribuir com as tarefas de casa.

Organize o seu tempo
Estruture os seus horários, dê preferência para a arrumação ou atividades que requerem maior concentração nos momentos em que as crianças estão fora de casa. Limpezas mais pesadas, estudos e atividades que levamos do trabalho para casa precisam de mais atenção e menos interrupções.

Delegue tarefas
Organize em família as tarefas diárias de cada um.  A colaboração de todos é essencial para aliviar o peso das atividades e tem uma função pedagógica. Quando todos estão envolvidos, a bagunça é menor e a arrumação se torna natural, parte da rotina diária de cada um.

Refeições
O ideal para otimizar o tempo dos preparos das refeições é planejar. Tire um dia da semana para cozinhar o feijão e congelar em porções. Prepare alguns alimentos que possam ser congelados e distribua em potes, assim a hora do almoço e da janta fica mais fácil. Coloque etiquetas para não se perder e facilitar o acesso de todos.

Prioridades
É impossível fazer tudo simultaneamente, por isso reveja suas prioridades e deixe o que pode ser feito em outro dia para outro dia. Liste suas tarefas no papel em ordem de importância e oriente-se por ele diariamente.

Relaxar
Todo mundo precisa de um descanso, de um tempo para si mesmo. Por isso, com uma rotina estruturada fica mais fácil organizar as tarefas do dia. Coloque as crianças para dormir e aproveite a noite para recarregar suas energias, ler um livro, assistir sua série preferida e praticar um hobby leve que te traga tranqüilidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário