quarta-feira, 13 de agosto de 2014

7 dicas para lidar com crianças que mordem e chutam


O desenvolvimento das crianças tem diversas fases que, normalmente, correspondem a idades específicas. Se o seu pequenino começou a chutar, agredir e dar tapas, é hora de agir. Muitas mães ficam desesperadas e até mesmo tristes por observar este comportamento na criança, o que não condiz com a educação que ele recebe em casa. Preparamos  7 dicas para você lidar com a situação. Confira! 

Essa postura agressiva da criança costuma aparecer até entre 1 ano a 3 anos de idade.  Como não consegue se comunicar acaba recorrendo a chutes, tapas, pontapés para manifestar contrariedade ao que se está sendo exigido dele.  Nesta fase a criança acredita que todo o funcionamento do mundo se dá em torno dela.

1.       O primeiro passo para os pais é não aceitar esse comportamento, mesmo que ele seja uma fase.
2.       Fique calmo! Os pais são sempre o primeiro exemplo dos filhos, por isso controle suas emoções e não reproduza a mesma atitude que a dele.

3.       Ensine seu filho a se expressar de outra forma. Educar é a tarefa mais árdua que os pais vão encontrar na criação dos seus filhos, por isso tenha paciência e repita quantas vezes for necessário que ele não pode brigar. Espere ele ficar calmo, converse e pergunte a ele o motivo da sua raiva.

4.       Crianças precisam de limites. Se você está observando que ele está prestes a agredir o irmão ou um amigo, tire-o da situação e mostre a ele que todo mau comportamento tem uma conseqüência ruim.

5.       Elogie o bom comportamento.  Assim seu filho vai aprendendo por métodos comparativos o que é aceitável e o que não é.

6.       Procure ajuda caso não esteja conseguindo lidar com a situação. Peça auxilio ao pai, ou outros membros que participam da criação do seu filho, ou mesmo um psicólogo.

7.       Esportes e aula de pintura são ótimas ferramentas para trabalhar a concentração e discernimento da criança, além de acalmá-las naturalmente e aprender a lidar com o outro fora dos raios de atuação dos pais.

O que vocês acharam das dicas? Já passou por esta fase com o seu filho? O que funcionou com você? Compartilhe sua experiência com outras mães!


Nenhum comentário:

Postar um comentário