terça-feira, 12 de março de 2013

Levantando a auto-estima após o parto



Muitas mamães sofrem com o desânimo e baixa auto-estima após o parto. O período de quarentena exige que as mulheres evitem esforços, atividades físicas e relações sexuais. Nessa fase a fragilidade e delicadeza do bebê pedem que toda a atenção esteja voltada exclusivamente para ele, sem dúvidas um momento de sacrifício e entrega que os pais juntos, devem realizar. 

Muitas vezes a mãe fica tão envolvida nesta nova etapa de sua vida que acaba até mesmo se esquecendo de atender suas necessidades básicas e, é claro, que a exaustão e o cansaço acabam falando mais alto. 

Por isso preparamos para vocês algumas dicas que vão levantar seu ânimo e sua auto-estima nessa fase do pós-parto, confiram:


1.       Alimente-se bem e beba bastante água. É imprescindível para a produção do leite materno que as mamães comam de forma saudável e bebam bastante água, já que isso oferece energia e força para enfrentar a maratona com o seu bebê. 
2.       Muitas mulheres se perguntam nessa fase se ela voltará a se sentir bonita e atraente, se terá forças para cuidar de si mesmas. É apenas uma fase, a mãe deve se lembrar que também é mulher, cheia de desejos e singularidades e que sua vida não se limita apenas a esfera da maternidade. Tenha paciência. 
3.       É bem provável que durante a quarentena as mamães já tenham perdido alguns quilos extras, isso já é uma notícia animadora! Que tal comprar um vestido bem charmoso? Uma blusa nova? Tire um dia para atender seus caprichos! 
4.       Faça uma visita a uma amiga que também está vivenciando as primeiras experiências da maternidade! É importante que as mulheres troquem figurinhas e vivências, isso ajuda no processo de construção do novo papel “mãe” que você está aprendendo. 
5.       Dê um passeio ao ar livre em algum parque próximo a sua casa e celebre a saúde do seu bebê, comemore este momento sagrado que a maternidade desperta. Agradeça a família que você está construindo e sinta a plenitude de ser mãe, de poder cuidar e ensinar tudo o que você aprendeu a outro ser! Encare esse período como uma pequena pausa, sem receios.

E você, passou por isso no seu pós-parto? Compartilhe com a gente sua experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário