quinta-feira, 19 de abril de 2012

Folclore Brasileiro para as crianças


É muito comum que a introdução ao mundo dos contos de fadas comece pelos clássicos, como o Gato de Botas, Cinderela, Branca de Neve, Os três porquinhos, etc. Não tem criança que não vibre com a contação de histórias, ainda mais se tiver aquela improvisação com vozes, careta e muita emoção. Mas que tal apresentar ao seu filho as histórias deliciosas do Folclore Brasileiro?

Para quem não lembra: Mula sem cabeça, Curupira, Lobisomem, Saci Pererê, Boto cor-de-rosa, Vitória-Régia, são todos personagens do nosso Folclore Brasileiro, que tem histórias cheias de aventura e suspense, capaz de deixar qualquer criança entusiasmada. Cada região do Brasil tem seus personagens e suas lendas, então que tal apresentar esses seres fantásticos para os pequenos? Além das histórias, você pode trabalhar com as crianças as danças, como a ciranda, além do trava língua e cantigas, e também o clássico, “o que é, o que é”, que desperta a curiosidade e reflexão, e ainda introduz um pedaço da nossa rica cultura nas brincadeiras dos pequeninos.

O grande diferencial do Folclore Brasileiro é a sua linda relação com a natureza, os animais e o meio ambiente. Que tal inserir no manancial de diversão das crianças nossas lendas e sua sustentável pedagogia? ;)

3 comentários: